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3 ações para garantir o futuro da sua marca no digital

*Este artigo foi escrito em formato colaborativo por Lucas Burza, Henrique Gasparino e toda a equipe da agência Linka. 

 

Poucos meses antes de qualquer data que movimenta o comércio, muitos esforços em marketing passam a ser feitos para extrair a maior receita possível. Porém, muitas vezes, executam-se estratégias não muito ‘sustentáveis’, que são pouco, ou nada aproveitadas para a próxima sazonalidade.

Em geral, é importante se preparar para atuar em datas não muito exploradas pela concorrência, como é o caso da Cyber Monday, Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis e Boxing Day, sem deixar de lado as ocasiões com maior faturamento, como Natal, Black Friday, Dia das Mães, entre outras bastante populares.

 

O que trabalhar para conseguir resultados em longo prazo?

Além de rodar campanhas voltadas especificamente para conversão, é possível realizar um planejamento visando a impressão com o intuito de aumentar o branding, para a marca estar na ponta da língua dos consumidores quando a próxima sazonalidade chegar. 

 

Landing pages

Ter landing pages com conteúdo interessante e bons calls to action é fundamental para converter visitantes em leads. A partir daí, é preciso mensurar por meio de quais landing pages há maiores taxas de conversão, para então criar  novas estratégias para esses leads, como e-mail marketing, por exemplo.

As landing pages precisam conter todas as informações importantes que possam responder às dúvidas dos visitantes. Oferecer materiais gratuitos aos clientes em troca de seus e-mails também pode ser uma boa alternativa para aumentar sua base e utilizá-los no futuro em suas campanhas sazonais.

Então, o caminho natural para que a landing page converta clientes deve ser: atrair tráfego por meio de anúncios na rede de display, buscadores e mídias sociais, e também com marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing e engajamento em redes sociais; fazer testes A/B para determinar qual conteúdo da landing mais converte; acompanhar métricas; nunca deixar de manter o foco na persona, e, por fim, não se dar por satisfeito e continuar aprendendo para se adaptar às mudanças do mercado.

 

Marketing de conteúdo

Atrair clientes durante toda a temporada é o ponto forte de quem tem uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Esse material pode ser desenvolvido na home, em todas as landing pages, nas seções de produtos e na possível criação de um blog.

Independentemente de ter sido desenvolvido como texto, vídeo, imagem ou outro formato, o conteúdo deve ser produzido levando-se em consideração as boas práticas de SEO, para que as páginas do site sejam encontradas mais facilmente pelos buscadores. Então, antes de desenvolvê-lo, é preciso uma ampla pesquisa de palavras-chave, por meio do Analytics e outras ferramentas.

Pensando em longo prazo, é possível inclusive criar landing pages e conteúdo para eventos que ainda levarão um bom tempo para acontecer. Com isso, quando a sazonalidade se aproximar, a base já estará pronta e no ar, os buscadores terão esse conteúdo computado e as chances de sair na frente em relação à concorrência serão grandes.

 

SEO

Além das campanhas pagas, que oferecem resultados imediatos, é importante uma empresa pensar em seu posicionamento na busca orgânica. Ao estar bem ranqueada, uma marca ganha muito em credibilidade e fica exposta ao seu possível cliente por mais tempo.

Há uma série de fatores analisados pelos buscadores para decidir quais páginas estarão mais bem ranqueadas para determinada palavra-chave pesquisada. É fundamental trabalhar em otimizações on-page (URL amigável, H1 com palavra-chave, textos relevantes, UX melhorada com facilidade de navegação, site responsivo e intuitivo, conteúdo linkável) e off-page (link building, estudo de palavra-chave, produção de conteúdo).

No entanto, algumas ações são altamente reprováveis, como palavras-chave incorretas, links fora de contexto e do campo semântico e a não utilização do design responsivo. Além disso, a prática de black hats também não deve ser estimulada, uma vez que a punição dos buscadores é muito maior que os supostos benefícios que tal ação promoveria.

 

Pensar além da próxima sazonalidade

O planejamento deve ser pensado em longo prazo e as ações precisam ser contínuas. Quando bem trabalhadas, as ações digitais ajudam o empresário a construir o que chamamos de autoridade. Ter autoridade sobre determinado assunto pode ser o diferencial para a sobrevivência de um negócio ou de uma marca. De uma micro a uma empresa de grande porte, é preciso se posicionar e ganhar espaço entre as diversas possibilidades que o consumidor pode encontrar para uma determinada demanda.

O trabalho que busca resultados rápidos não deve ser descartado, mas o investimento para resultados em longo prazo é o que vai garantir a receita de sua empresa por muito mais tempo. Em um processo de decisão, ser referência, ter credibilidade e estar acessível são, para seu cliente, formas de conquistar sua atenção e seu bolso.

 

* Henrique Gasparino é analista de Conteúdo da Agência Linka. 

é sócio e diretor de Conteúdo da Agência Linka.

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