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10 passos para um bom planejamento

 

De maneira meio que tardia, o planejamento tem ganhado mais espaço dentro do processo de comunicação nos últimos anos. O cliente ainda quer ver a ação, o final, o “entregável” e mal entende que o processo de comunicação requer entendimentos, análises, estudos profundos, além de alguns passos para um bom planejamento.

O cliente quer ver o blog, por exemplo, mas o planejamento precisa mostrar o porquê do blog. Criar um blog no WordPress um estagiário faz, mas o que vai colocar dentro desse blog? Essa é a pergunta que o planejamento precisa responder.

Por isso, elegi aqui 10 passos fundamentais para criar um bom planejamento, mas repare que o ato de “fazer um bom planejamento” está relacionado com a postura do profissional.

  1. Metodologia

Bons profissionais de planejamento têm metodologias de como criar o pensamento criativo. É importante deixar claro para o cliente qual a metodologia a ser usada e o que será entregue.

  1. Pesquisa

Bons planejamentos têm embasamentos, mas pesquisa não é planejamento, é uma forma de ter insights e ver para qual caminho seguir.

  1. Estudo

A pesquisa vai trazer muito conteúdo, mas sem um estudo aprofundado dos seus números e dados, de nada adiantará ter feito uma pesquisa. Não se usa pesquisa para colar no Power Point/Keynote. Ela é feita para ser analisada por meio da inteligência do estrategista nos dados.

  1. Objetivo

Claro, direto e único. Você não acorda de manhã para ir para o trabalho, ou shopping, ou parque, ou casa de um amigo. Você vai apenas para um lugar e, por isso, a marca tem que ir para um lugar único. Objetivos secundários até podem ser interessantes, mas conquiste um para depois pensar em outros. Lembre-se: planejamento nunca acaba, ele sempre se renova.

  1. Renove-se

O planejamento que você fez em 2013 não serve para 2016 e não servirá para 2020. O mundo muda, as pessoas mudam, a comunicação muda, e não é você que vai ficar na mesma. O profissional de planejamento precisa estar sempre atento a tudo.

  1. Inovação

Essa palavra tem que estar no seu café da manhã. Coma todos os dias. Viva disso, não deixe apenas para a criação inovar. Sente com ela e faça a diferença. Inove sempre.

  1. Estratégia

Pense muito antes de mostrar o que deve ser feito. Não faça nada sem mostrar qual é a estratégia a seguir. E não se incomode em fazer a estratégia que outros já fizeram. Esse é um campo onde não há muito mais o que “inventar”.

  1. Execução

Se preocupe como as coisas vão sair. Não delegue para outras áreas e deixe que as coisas aconteçam sozinhas, pois sem um alinhamento prévio, cada um fará o que vem na sua cabeça e depois quem vai ser cobrado é você. A execução é mais importante que o pensamento, pois o papel aceita tudo, mas na hora do “vamos ver” a história é outra.

  1. Humildade

Ser vaidoso nesse campo é perder tempo. Não ache que você é melhor do que ninguém e nem que a sua sempre é a melhor ideia. Defenda e embase seu planejamento e ideias, mas abra a mente para ouvir as pessoas. O estagiário pode ter uma ideia melhor que a sua. Comemore isso!

  1. Resultados

Seja um apaixonado por resultados. Eles garantem seu emprego, sua continuidade no processo e seu crescimento profissional. Envolva o máximo de pessoas no processo e comemore as vitórias com todos, mas ajude nas melhorias. Se perder, faz parte do jogo, mas sempre, sempre, faça o seu melhor.

 

É especialista em Planejamento Estratégico na área digital. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Planejamento de Comunicação pela ESPM, pós-graduações em Redes Sociais, pela FGV; em Planejamento, na Universidade Metodista; e Gerência de E-commerce, na E-commerce School. Com autoria do livro Planejamento Estratégico Digital, e coautoria do livro Gerente de E-commerce, atualmente é consultor da empresa Dr. e-commerce, diretor de planejamento e novos negócios da TopDeals, além de coordenador e professor da pós-graduação de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Também ministra aulas em pós-graduações da Iladec, Faculdade Cambury e Senac, no MBA da Escola Trevisan, e realiza cursos online (iMasters, EAD FMU e Portal E-commerce Brasil) e cursos de curta e média duração (3Pontos, PS Carneiro, Miyashita Consulting, Digitalks, Quartel Digital, Internet Innovation).

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