Artigos

10 maneiras criativas para melhorar as suas taxas de conversão

por:

Remova campos do formulário! Altere a sua proposta de valor! Teste AB!

Soa familiar?

A maioria das dicas relacionadas com taxa de conversão foi repetida inúmeras vezes.

Você já deve ter implementado a maioria dos conselhos ou todos aqueles que julga serem os melhores.

Mas se você está procurando maneiras mais originais para aumentar as conversões, então você está no lugar certo.

Aqui estão alguns hacks não convencionais para aumentar a taxa de conversão que você pode usar hoje:

 

1 – Use exemplos nos campos dos formulários

Claro, todos nós sabemos a importância de reduzir os campos de um formulário para melhorar as taxas de conversão. Mas você pode ir além e incluir exemplos em cinza-claro nos campos dos formulários.

Desta forma, não haverá confusão sobre como os usuários devem preencher o campo (nem haverá a necessidade de usar ferramentas para explicar cada formulário).

 

2 – Compartilhe os seus descontos

Clientes adoram cupons. Na verdade, para a maioria dos produtos e serviços on-line, um dos termos de pesquisa mais comum é [marca] + [cupom / promo].

Ao invés de esconder os seus cupons, utilize-os em sua vantagem. Em sua página de produtos, inclua um link dos seus últimos cupons para todos os itens do carrinho do cliente.

Eles estarão mais propensos a comprar seu produto se eles acham que estão comprando com desconto.

 

3 – Crie urgência com um cronômetro de contagem regressiva

Quando tem um prazo, as pessoas estão mais propensas a se converter. Crie um senso de urgência ao adicionar um cronômetro de contagem regressiva ao lado do formulário de pagamento, optins e páginas de registro.

Em um estudo de caso realizado pela Conversion XL, conversões aumentam em mais de 300% quando utilizada uma combinação de táticas de urgência.

 

4 – Adicione depoimentos próximos aos campos dos formulários

Os depoimentos são uma forma eficaz de criar uma prova social e construir confiança com um possível cliente. No entanto, poucas marcas conseguem exploram todo o potencial de um depoimento.

Coloque depoimentos ao lado dos formulários de sign-up e de check-out para que os usuários não percam a descrição maravilhosa do seu produto ou serviço.

 

5 – Use palavras poderosas de ação

Ao criar o seu CTA (Call To Action), lembre-se que ele deve fazer exatamente isso: provocar uma reação dos seus visitantes para uma ação ou um resultado desejado. Frases fracas ou vagas não receberão cliques.

Aqui estão algumas palavras de CTA que são eficazes e que eu uso para converter os visitantes do meu blog em assinantes:

 

  • Verbos: Iniciar, Construir, Crescer, Juntar, Associar, Aprender, Apressar.
  • Urgência: Hoje, Faltam Apenas X Dias, Até Quando Durar o Estoque, Última Chance, Agora, Termina em Breve.
  • Tratamento pessoal: Você / Seu, Eu / Meu, Nosso.
  • Valor: Querer, Precisar, Gratuito, Economize.
  • Exclusividade: Solicite Um Convite, Members Only, Pré-Venda, Disponibilidade Limitada, Acesso Exclusivo.

 

6 – Seja real

Não exagere falando do seu produto ou serviço na sua página de registro. Hoje em dia, os consumidores são tão bombardeados por anúncios que já estão cansados de sentirem como alvos, como se sempre tivesse alguém tentando vender algo para eles.

Explique o seu produto e o problema que ele resolve em termos claros e simples. Deixar o cliente decidir se quer ou não se converter.

Exemplo, Buffered aumentou as suas conversões em 54% ao simplificar a sua página de cadastro, removendo tudo exceto tabela de preço e campos do formulário do cliente.

 Nas palavras de Albert Einstein “Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado”. Para obter mais conversões, pense: menos é mais.

 

7 – Teste diferentes combinações de cor

A psicologia da cor desempenha um grande papel no marketing. Diferentes cores desencadeiam diferentes emoções, pensamentos e comportamentos.

Além disso, as cores guiam os nossos olhos, mudam a direção do nosso olhar e prendem a nossa atenção. Como profissionais de marketing, muitas vezes nós ignoramos a importância da cor deixando essa questão para o mundo do design gráfico.

Reconheça a importância que a cor desempenha nas conversões, teste tudo, desde a cor da fonte, cor do botão, cor de fundo e até mesmo a cor da borda. Pequenas alterações em qualquer um desses pontos podem ter um grande impacto sobre a taxa de conversão.

 

8 – Morte ao CAPTCHA

Melhorar a taxa de conversão está diretamente relacionada com a redução da resistência entre você e seus clientes. CAPTCHAs fazem o oposto, levantam uma barreira virtual.

O que poderia ser um convite mais bonito e agradável para comprar ou subscrever do que um campo CAPTCHA?

 

Prove que você não é um robô

CAPTCHAs como esse manda as pessoas embora. Um estudo feito pela Moz revelou que CAPTCHAs reduzem as conversões em mais de 3%.

Acabe com o CAPTCHAs e comece a obter mais conversões hoje.

 

9 – Adicione chat ao vivo

Chat ao vivo é uma maneira de se conectar rapidamente com os clientes e orientá-los durante o processo de conversão.

Acrescentar uma ferramenta de Chat Ao Vivo pode ter um grande impacto. O cliente EZ Testing, da VWO, acrescentou chat ao vivo e viu um aumento de 31% nas conversões.

Incrivelmente, o cliente Jerome’s Furniture, da LiveChat, viu um aumento de 1000% nas vendas após implementar o chat ao vivo, mostrando o poder dessa ferramenta para o e-commerce.

À parte dos benefícios relacionados à taxa de conversão, o chat ao vivo é uma maneira simples de solicitar feedback e descobrir as dificuldades do cliente.

Quando os seus clientes se conectam via chat ao vivo, eles podem revelar questões cruciais dos produtos, serviços ou do processo de pagamento.

Corrigir esses problemas pode trazer benefícios em um futuro próximo para a taxa de conversão.

 

10 – Mova-se rapidamente

Em 2016, não há nenhuma desculpa por ser lento. Se o carregamento for lento, o SEO será prejudicado e a taxa de rejeição irá aumentar. Sua landing page deve carregar rapidamente ou os visitantes irão embora.

Além disso, há mais no quesito velocidade do que o carregamento rápido de páginas. Você também pode melhorar a taxa de conversão reduzindo o tempo que os clientes gastam no processo de checkout.

Stripe sabe disso e coloca em prática tendo um processo de check-out rápido como um raio.

Em 2014, as plataformas de pagamento adicionaram um processo de pagamento super simples para digitar as informações do cartão de crédito.

Compare isso com a experiência padrão de checkout do PayPal, em que você é redirecionado duas, três ou até quatro vezes antes de finalizar o pagamento.

Como resultado da implementação de um check-out mais simples, sites como SendOwl aumentaram as conversões em mais de 30%.

 

Sua vez

Felizmente, a sua criatividade deve estar fluindo depois de ler essa lista. Você não precisa implementar todos os pontos abordados para ver uma melhoria.

Se você aceitar apenas uma dica e implementá-la imediatamente, então já foi muito importante ler esse artigo.

 

Essas são algumas táticas criativas que eu uso para melhorar a taxa de conversão em meus sites. Você tem dicas exclusivas de CRO?

Avatar

é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br

Comentários

PUBLICIDADE