Segunda-feira, 16 de novembro de 2015
A rede de contatos ou networking é uma espécie de parceria onde as pessoas trocam informações, influências e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como a indicação para um novo emprego ou a realização de um negócio.
As redes de networking existem de forma on-line, onde as pessoas interagem por meio de computadores e outros dispositivos conectados à internet e as redes off-line que representam o contato pessoal, através de associações empresariais, de classe setoriais, entidades, clubes, dentre outros.
Ainda hoje as pessoas são convidadas a participarem de um evento de networking, mas não sabem como portar-se, ou melhor, como tirar o máximo proveito destes eventos que, geralmente, quando são bem trabalhados, costumam render bons frutos.
Pensando nestas pessoas, preparei algumas dicas valiosas que poderão fazer a diferença nos eventos presenciais de networking.
1 – Prepare-se para o evento: use vestimenta adequada ao meio, conheça as regras e leve muitos cartões de visita;
2 – Tenha um discurso de um minuto afinado do seu negócio de forma a gerar interesse ao ouvinte;
3 – Pense em conhecer pessoas, não tente vender e evite falar somente de você;
4 – Aja como anfitrião, tome a iniciativa, apresente-se e faça perguntas como: qual é o seu nome? O que você faz? Quais são os maiores desafios do seu segmento e do seu negócio? Ao final, se possível, ofereça ajuda;
5 – Conheça várias pessoas, não fique muito tempo conversando somente com uma durante o evento;
6 – Dê o seu cartão somente se solicitado;
7 – Faça sempre um acompanhamento das pessoas que encontrou após o evento. Lembre-se: o networking é o início do processo de venda, não o fim;
8 – Certifique-se de medir os resultados de seus esforços;
9 – Não se esqueça de divertir-se!;
10 – E, finalmente, fazer networking é cultivar hábitos saudáveis, é como comer, dormir, fazer exercícios frequentes, estar com a família e manter o equilíbrio. Não busque as pessoas somente quando tiver necessidade.
é Coach Empresarial com certificação internacional pela Action Coach, Coach Ontológico pelo Instituto Appana Mind, Coach Executivo pela Sociedade Brasileira de Coaching, Economista pela Universidade Mackenzie/SP e pós graduada em finanças pelo IPEP/SP. Patrícia é integrante do Top 3 dos melhores Action Coaches do Brasil.
Comentários