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10 cuidados que o varejista precisa ter em períodos sazonais

Períodos sazonais sem dúvidas são únicos para atrair mais consumidores e gerar vendas, mas está longe de ser algo simples. Por trás de cada empresa que gera os melhores resultados, há um esforço e um planejamento que não pode deixar de ser destacado na hora de mensurar o sucesso conquistado. Abaixo, 10 itens que você precisa levar em consideração se deseja aproveitar as datas sazonais da maneira certa – conquistando novos clientes e mantendo o público engajado com a sua marca por um longo período.

 

1 – Conheça bem suas oportunidades e ameaças

Entender o cenário em que sua empresa está inserida é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas em períodos sazonais. Afinal, a realidade da sua marca, as preferências do público que pode se interessar por ela e toda a competitividade do mercado devem ser levadas em consideração antes de definir qualquer estratégia para aumentar o alcance dos seus produtos.

 

2 – Planejamento financeiro para evitar problemas no futuro

Períodos onde a busca por mais produtos aumenta naturalmente empolgam marcas que vivem de vender mais e de manter os clientes engajados. No entanto, é preciso pensar que todo o esforço deve ter como base a situação financeira da sua empresa e o quanto ela pode investir sem correr riscos ao final destes períodos específicos.

 

3 – Acompanhe o comportamento dos consumidores antes de cada data

Entender o que cada pessoa que acompanha a sua marca busca, ou mesmo já comprou em outros momentos, é uma forma bastante efetiva de direcionar sua comunicação em períodos onde as vendas tendem a crescer. Por isso, todo o tipo de tecnologia – como ferramentas de marketing e focadas no relacionamento com clientes – pode ser importante para otimizar suas ações de marketing.

Mesmo que o seu foco esteja apenas nos espaços físicos, essas ferramentas de automação de marketing e de relacionamento podem ajudar a entender as preferências de quem visita sua loja e compra seus produtos – mesmo que em períodos que não sejam sazonais. Já pensou em dar aos clientes a chance deles informarem seus emails e receberem pesquisas de satisfação e novos produtos disponíveis nas suas lojas físicas?

 

4 – Personalize sua comunicação de acordo com cada data

Entender a particularidade de cada data também é vital para garantir que sua comunicação esteja da melhor forma possível. Isso vale para a abordagem que você vai escolher para se comunicar com os clientes em potencial, para o tipo de benefício que pode oferecer e até para entender o quanto sua marca deve investir.

 

5 – Precificação de acordo com a demanda

Saiba o quanto cada cliente está disposto a pagar pelos seus produtos para definir um valor adequado para cada produto. Muitas vezes se pensa em descontos e benefícios diversos, mas produtos com uma qualidade elevada – e que têm essa qualidade reconhecida – podem ser muito mais úteis para conquistar clientes.

 

6 – Comunique as ações com antecedência

Não espere o início de um período sazonal para criar ações para promover seus produtos. Criar uma comunicação de forma prévia vai preparar o seu público para todas as novidades que você pretende divulgar – sejam elas focadas em descontos ou em lançamentos de novos produtos.

 

7 – Planeje o estoque e se prepare para um maior número de acessos

Se o volume de vendas vai aumentar, prepare-se para isso! Não adianta criar todo um cronograma para divulgar seus produtos, impactar mais pessoas e, no fim das contas, não ter mais produtos disponíveis.

 

8 – Inove na forma de atrair clientes em potencial

Explore os espaços físicos para solicitar dados como email e telefone das pessoas que estão visitando sua loja para manter contato com elas através de outros canais. Muitas pessoas entram em uma loja interessadas nos produtos, mas por algum motivo específico, não voltam mais para comprar. Contar com uma grande variedade de canais de comunicação – sempre de acordo com o que tem mais engajamento do seu público – é um grande diferencial para se destacar da concorrência.

 

9 – Saiba quais as melhores datas para o seu negócio

Nem todo período sazonal vai gerar os mesmos resultados para todo o tipo de negócio. Por isso, é preciso ter um conhecimento do seu mercado e saber quais os momentos certos para investir em mais ações.

 

10 – Fidelização para ter ações mais prósperas

O foco é vender, mas você já parou para pensar que manter quem já é cliente pode ser consideravelmente mais rentável para o seu negócio? Além de incentivar novas vendas, você pode estimular os clientes a indicarem sua marca para outras pessoas – seja nas redes sociais ou mesmo pessoalmente. 

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É empresário e estudou jornalismo, publicidade e propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1996 trabalha no mercado brasileiro de internet e comunicação digital, com passagens pelo Terra, Matrix, Plug In e Telium. Criou e escreveu dois cases premiados no Top de Marketing da ADVB (2003 e 2006). Foi presidente da ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais em São Paulo (2012/14) e atualmente é sócio e diretor executivo da Dinamize, Diretor de Marketing da ABComm, Diretor de Conexão Digital da ARP e Vice-presidente de Marketing da ADVB RS.

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