Quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
O Facebook deu mais um passo à frente com a criação do Live em vídeos 360º, processo que está em fase de testes e estará disponível para os usuários em 2017. Mas os seguidores das redes sociais já podem ver o potencial dessa nova função do Facebook. Os vídeos 360º ou panorâmicos permitem aos telespectadores o olhar de todos os ângulos, dando-lhes oportunidade de maior interação com o conteúdo.
Mark Zuckerberg, antenado às novas demandas da tecnologia no mundo multimídia, já deu uma amostra do modo de transmissão. O empreendedor uniu-se à National Geographic para fazer o vídeo 360º para transmitir uma missão de 80 dias no deserto de Utah, nos EUA. Porém, a funcionalidade ainda está restrita aos programadores.
Para Maria Fernanda Lauret, editora de vídeos em realidade virtual, os vídeos 360º possibilitam ao público uma experiência mais imersiva que qualquer outro meio. Lauret trabalha para a RYOT, empresa responsável por produzir documentários e vídeos em realidade virtual, e afirma que os vídeos 360º são um modo de trazer os telespectadores para dentro da história que está sendo contada.
“Tive a oportunidade de realizar projetos com vídeos panorâmicos como o Rio Creator Lab durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, além de filmes em realidade virtual reconhecidos com nominação de festivais internacionais, como ‘Toxic Tour’ e ‘The Artist of Skid Row’, por exemplo. Após esse período envolvida com projetos que têm a realidade virtual como foco, acredito que as transmissões ao vivo, nesse formato, permitirão que a nova tecnologia ganhe mais visibilidade e torne-se mais popular. O Facebook é a rede social com mais usuários ativos no mundo, o que significa que a interação entre pessoas por meio da realidade virtual ganhará mais espaço e tornará interações ainda mais memoráveis.”
Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na UFES, Maria Fernanda Lauret trabalhou na Rádio Universitária, no Jornal A Gazeta e hoje atua com Jornalismo e documentários em Realidade Virtual.
>> Realidade Virtual: por que as empresas estão aderindo a essa tecnologia?
>> Realidade virtual é o próximo passo do Branded Content, diz especialista do Yahoo
Comentários