Artigos

Web Summit 2021: mundo virtual e sustentabilidade em pauta

O Web Summit 2021 foi recheado de momentos marcantes. O maior evento de tecnologia do planeta finalmente voltou ao formato presencial após uma edição de reforma remota devido à pandemia de Covid-19. A variedade de assuntos abordados e áreas de atuação das startups expositoras foi mais uma vez algo impressionante: Saúde, música, entretenimento, moda, viagens, gestão de dados, softwares e muito mais. Realmente tem para todos os gostos, mas alguns assuntos em especial estavam em grande destaque.

Este se mostrou mais do que nunca, um evento sobre pessoas. Nós temos a necessidade de nos conectar com os outros, e o isolamento na pandemia nos fez perceber o quanto tudo isso é fundamental para o funcionamento das pessoas. Em um mundo cada vez mais digital, é impossível separar quem somos no mundo físico com o digital. O ser humano hoje é absolutamente phygital, e o Web Summit 2021 trouxe inúmeras tendências para o futuro não tão distante da nossa espécie.

Do Metaverso à soluções “verdes”: alguns destaques do Web Summit 2021

O mundo virtual se torna cada vez mais palpável. Pessoas e marcas aos poucos vão compreendendo o horizonte de oportunidades que essa inovação tão disruptiva proporciona, especialmente quando pensamos no ponto de vista do marketing.

A palestra de Chris Cox, chefe da área de privacidade do Meta, empresa de Mark Zuckerberg, foi um exemplo muito legal sobre esse tema. Ele apresentou um protótipo de um aplicativo muito legal chamado Horizon Workrooms, que pretende dar uma opção mais “realista” às reuniões de videoconferência utilizando avatares para as pessoas, representando como seria uma iniciativa do metaverso.

Mas quanto mais se fala sobre essa nossa imersão no universo virtual, é natural que discussões sobre privacidade e segurança de dados sejam algo cada vez mais comum. Um bom exemplo disso foi a palestra do Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, que fez uma apresentação focada em privacidade e segurança, ressaltando as decisões da empresa para evitar aberturas a ataques direcionados ao sistema.

Em um evento de tecnologia e inovação, é evidente que assuntos com estes serão bastante abordados, afinal são tópicos em constante evolução. Mas teve outra temática que ganhou um espaço muito importante no Web Summit 2021: a sustentabilidade.

O Jane Wakely, CMO da Mars, uma das maiores corporações privadas dos Estados Unidos, destacou em sua participação no evento que o crescimento sustentável é uma estratégia fundamental, e que só é possível reverter a crise climática unindo esforços. Outra palestra muito legal foi a do Brad Smith, presidente da Microsoft, que comentou que precisamos agir “para já” e de diferentes formas. Desde plantando árvores, até contabilizando a emissão de carbono e investindo em novas tecnologias que ajudem a amenizar o problema.

Seja criando e desenvolvendo soluções para o mundo físico, ou para o digital, o Web Summit 2021 foi um enorme sucesso e que marcou a volta dos eventos presenciais em grande estilo. Mais uma vez, este foi palco de discussões fundamentais para nossa sociedade, onde pudemos entender o presente e nos preparar para o futuro, agora mais conectados do que nunca.

Leandro Feijão Veríssimo

Leandro Verissimo é fundador e head de estratégia da Verissimo.Work, consultoria especializada em inovação e estratégia de comunicação. Também conhecido como Feijão, liderou áreas de marketing e planejamento de agências e empresas como Eletromidia, JCDecaux, Idealista e Conteúdo Urbano. Com mais de 20 anos de atuação na publicidade, desenvolveu estratégias, negócios e conteúdo para marcas, produtos e pessoas em indústrias como finanças, tecnologia, entretenimento, consumo, agronegócio e mídia out of home.

Comentários

PUBLICIDADE