Notícias

Vendas no varejo eletrônico caem 6,2% em abril, aponta indicador

No mês de abril, o varejo eletrônico seguiu o desempenho do varejo físico e também apresentou queda na arrecadação, segundo o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas no setor.

Em abril, as vendas no e-commerce caíram 6,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em março, o recuo foi de 4,8% e, em fevereiro, o indicador mostrou alta de 7%, influenciado pelo efeito calendário.

>> Vendas no varejo eletrônico caem 4,8% em março, aponta indicador

>> Vendas no varejo eletrônico crescem 7% em fevereiro, aponta indicador

O trimestre também fechou com queda de 1,7%, na comparação anual. Setores como artigos farmacêuticos, móveis e vestuário superaram a média do canal, enquanto hobbies & livrarias e artigos eletrônicos despencaram abaixo da média do setor.

O ambiente econômico permanece desafiador, com um aumento do desemprego e um fraco aumento da massa salarial. Além disso, a confiança do consumidor caiu 2,7% em abril. A perspectiva de aumento do desemprego tende a piorar o ambiente varejista e continuará a pesar sobre os gastos nos próximos meses”, destacou Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

As informações são relevantes para empresários, executivos de empresas (CMOs) e profissionais do ramo de marketing digital pois apontam os gastos que os consumidores estão priorizando em momentos de instabilidade econômica, o que pode indicar alguns caminhos a seguir e apontar mudanças na estratégia de marketing, se for o caso.

>> 5 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

Já no varejo físico, o desempenho das vendas se manteve negativo, com as vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) recuando 4,9% em abril, em relação ao mesmo período do ano passado.

Lançado no Brasil no começo de 2013 pela MasterCard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

 

Comentários

PUBLICIDADE