Notícias

TI: recrutamento de profissionais com plataforma sob demanda

Contratar profissionais de Tecnologia da Informação pode ser mais complexo do que recrutar para outras áreas. É necessário encontrar qualificações e certificações específicas para preencher determinada vaga. Além disso, com o advento da nuvem, a maioria dos projetos tem menor duração, o que requer a contratação de especialistas por períodos curtos. A Talentix foi criada pensando nesta evolução do mercado.

unnamed

Fundada em março de 2015, a plataforma reúne atualmente mais de 500 consultores e tem o objetivo de fazer a ponte entre oferta e demanda, prestando serviços sob medida tanto para empresas que desejam compor suas equipes internas quanto para consultorias de TI que querem constituir seus times de projetos. O interessado faz uma busca no site pelas especialidades desejadas e automaticamente é gerada uma lista de currículos. Ao preencher um cadastro rápido, a empresa tem acesso a mais opções de filtros.
“Nesse cenário da migração para a nuvem, existem muitos profissionais da área se especializando e trabalhando como freelancers”, diz o sócio-fundador da plataforma, Carlos Rubinstein. Os fundadores da empresa são executivos de TI com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior. “Sabendo quais são as principais dores no mercado, tentamos endereçá-las com uma nova abordagem”, completa.
A Talentix pode ou não participar no processo de contratação, inclusive, intermediando terceirizações. Em um dos planos, a plataforma só repassa o contato do profissional e a negociação fica por conta da empresa. Em outra, faz uma triagem, enviando opções de consultores ao cliente.  Em ambas as modalidades, o cliente conta com um programa de garantia para avaliar a adequação do escolhido.
Há ainda uma possibilidade intermediária, que oferece serviços de gestão feitos por arquitetos de soluções, gerentes de projetos e diretores temporários.  A empresa afirma que todos os gestores e muitos dos consultores têm passagem pelas principais companhias do segmento no país – e que, portanto, a composição das equipes pode ser equivalente às de consultorias de grife, com custos menores.
Além das vantagens para as empresas, a plataforma também favorece o profissional de TI, que ganha mais com a contratação direta e ainda tem a possibilidade de converter um trabalho temporário em CLT. “Os contratantes podem deixar recomendações sobre o consultor na plataforma”, diz Rubinstein. Não é necessário pagar para cadastrar currículos ou fazer buscas. Os planos custam a partir de R$ 69. A meta da empresa para o próximo ano é chegar a quatro mil consultores de TI espalhados pelo Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE