Notícias

Pesquisa mostra que brasileiro lê rótulos sim

A maioria se interessa em saber principalmente sobre gordura trans  e sódio

 

Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações dos rótulos é muito importante, pois informam sobre a composição, qualidade e características dos alimentos. E ainda ajudam a escolher os produtos mais adequados para você. Ou seja, só lendo o rótulo e a tabela nutricional, é possível saber, por exemplo, quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas) presentes na porção do alimento a ser consumido.

A boa notícia é que boa parte dos brasileiros está sim interessada naquilo que compra. O Instituto QualiBest, primeiro instituto de pesquisa online do Brasil,  realizou uma pesquisa com 2358 pessoas para saber se os brasileiros verificam as informações nutricionais dos alimentos que compram. A grande maioria dos entrevistados, 74%, declaram checá-las antes de comprar. A maior preocupação é com o sódio (66%) e a gordura trans (66%), com açúcar (64%) e calorias  (63%). Glúten, proteína e lactose são os menos checados com 38%, 36% e 20%, respectivamente.

O tipo de gordura que vai ser consumida também impacta na hora da compra: 72% dos internautas declaram procurar as informações sobre gordura nas informações nutricionais dos alimentos. Gordura total e gordura trans são as que apresentam a mais alta probabilidade de checagem e as gorduras hidrogenada e parcialmente hidrogenada têm baixa probabilidade de serem verificadas nos rótulos.

Entre os participantes da pesquisa, 43% são de pessoas da classe C, 40% da classe B e 10% da classe A. A maioria – 65% – mora em capitais e regiões metropolitanas.

Clique aqui para baixar a pesquisa completa.

 

Comentários

PUBLICIDADE