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O que você precisa saber antes de lançar o seu aplicativo?

Quer desenvolver um aplicativo para a maior nação do Hemisfério Sul? A AppMakr mostra o que você precisa saber, antes de se aventurar no mercado de Apps

Os brasileiros estão se tornando parte vital da economia digital. O Brasil não possui apenas a quinta maior população do planeta, como também o mais rápido aumento na taxa de downloads do mundo. Segundo o App Annie, entre 2013 e 2014, o número de aplicativos baixados no Brasil dobrou, superando o crescimento em nações como China e Índia com grande margem. Além disso, só em 2014 a venda de smartphones cresceu 55%, de acordo com a consultoria de mercado IDC – International Data Corporation, e como essa proporção continua a crescer, os desenvolvedores veem uma grande oportunidade em se aventurar nesse mercado promissor.

 

Entretanto, antes de entrar neste negócio, é fundamental conhecer o seu público. Veja o tipo de aplicativos que os brasileiros estão usando, como são baixados e o por quê esse é o país que abre novas fronteiras para o mobile marketing.

 

A efervescência do negócio do App

 

Pequenas e grandes empresas em todo o Brasil estão se tornando digitais e apostando no segmento móvel. Hoje, mais de 12,9 milhões de empresas brasileiras têm sites. Como a economia da web está naturalmente migrando do desktop para o celular, é seguro dizer que o negócio de Apps está em seu melhor momento. A americana AppMakr, por exemplo, que oferece uma plataforma de desenvolvimento de Apps, já produziu mais de 25.000 aplicativos somente no Brasil, o que corresponde a 200 novos lançamentos a cada semana.

 

De acordo com a AppMakr, um dos aplicativos que está alcançando muito sucesso é o Recarga. Desenvolvido para Android, ele permite que os usuários recarreguem dados e minutos de maneira simples, por meio de uma plataforma de e-commerce. Outro grande sucesso é o 99Taxis, que conecta passageiros e taxistas em cinco minutos ou menos, além de oferecer diversos meios de pagamento para corrida.

Quais as necessidades do seu público-alvo?

 

O diferencial da AppMakr é que ela representa a cadeia completa do desenvolvimento de aplicativos móveis. Por meio de sua plataforma já foram desenvolvidos mais de 2,4 milhões de aplicativos. A empresa, que tem no Brasil seu segundo maior mercado mundial, não foca em criar um único aplicativo que atinja milhões de usuários. Sua meta é desenvolver milhões de aplicativos diferentes e que cada um atenda às necessidades específicas de um segmento ou nicho.

 

A ideia é poder conectar, por meio de um aplicativo, a padaria da esquina aos clientes da vizinhança, que vão toda manhã tomar um cafezinho e falar sobre as notícias do dia. Ou então, desenvolver uma plataforma na qual os integrantes de uma escolinha de futebol, seus pais e o professor, possam compartilhar fotos, calendário, campeonatos e informações referentes aos treinos e jogos.

 

AppMakr vem tornando possível o desenvolvimento de aplicativos para pequenos negócios, profissionais liberais e qualquer pessoa interessada em ter seu próprio App, principalmente para aqueles que possuem recursos limitados. Com uma interface simples, qualquer um pode utilizar a plataforma móvel, a fim de expandir sua base de clientes, idealizar e vender produtos para mobile inovadores e transformadores, ou se conectar com seus vizinhos e aproximar as comunidades locais.

O Brasil adora o sistema Android

 

No início de 2014, abriu no Rio de Janeiro a primeira loja Apple da América Latina, onde o iPhone mais caro do mundo estava à venda, se comparado o preço a outros países, devido à alta taxa de importação que é aplicada no país, chegando a ser 80% mais caro que nos EUA.

 

Apesar desta inauguração ter sido um marco, os números demonstram que os brasileiros têm uma maior preferência pelo Android. Em pesquisa da Kantar Worldpanel foi constatado que, em março de 2015, o smartphone da Apple representou apenas 3.3% das vendas no país, enquanto o Android atingiu quase 90% de Market Share.

 

É perceptível que isso tem a ver com o preço, já que, em média, um iPhone aqui custa quase 3,5 vezes mais do que um Android, de acordo com a empresa de mobile marketing Jana. Por isso, ao desenvolver um aplicativo para o mercado brasileiro, é imprescindível otimizá-lo para a loja do Google Play. Pense também em proporcionar uma melhor experiência ao usuário Android, para a aumentar as chances do seu aplicativo ter sucesso por aqui.

 

Jogos fazem muito sucesso entre os usuários

 

Os aplicativos gratuitos mais populares no Brasil são as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, já muito conhecidos do público geral. Embora, os aplicativos que os brasileiros estejam mais dispostos a comprar sejam os sofisticados jogos para celular. Aplicativos de jogos são a ferramenta certa para conquistar essa audiência crescente, não importa se para desafiar o cérebro, o ouvido, ou simplesmente os dedos, eles são os preferidos entre os brasileiros.

 

E como o futebol é a paixão nacional, não é surpresa que o jogo FIFA da EA é um dos mais vendidos no país. Outro favorito é Trivia Crack, jogo de perguntas de fácil utilização, que desafia os usuários a responder sobre diversos assuntos, desde esportes à política. Já o Qual é a Música, que testa o conhecimento musical, também faz grande sucesso por aqui.

 

Como se sabe, para fidelizar o cliente é fundamental engajá-lo continuamente e os aplicativos de jogos demonstraram ser, de longe, a maneira mais fácil de alcançar esse objetivo. Entretanto, a criação de um jogo para smartphones pode custar caro, por isso, pode ser mais inteligente para os criadores de aplicativos com um orçamento limitado, sempre considerar elementos que remetam a games, caso o desenvolvimento de um jogo não seja uma prioridade ou esteja fora do orçamento.

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