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Growth, realidade virtual e Talk Show com Porta dos Fundos são destaques do Expo Digitalks 2016

Texto e cobertura por Bianca Borges*

 

No segundo dia do Expo Fórum de Marketing Digital, 11/08, que aconteceu na Fecomercio São Paulo, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e seminários e fazer networking com os maiores players do mercado. Desta vez, os temas que ganharam destaque foram Growth Hacking, realidade virtual, o comportamento das marcas na atualidade e a mudança das campanhas publicitárias em função do empoderamento feminino.

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Vasil Azarov, CEO Founder da Groth Maketing Conference.

Growth Hacking, uma forma mais dinâmica e inteligente para impulsionar o crescimento das empresas com rapidez, foi o workshop que abriu o Congresso Internacional no Fórum Digitalks. Para falar sobre esse método inovador, que se baseia em dados e experimentações, foram chamados quatro especialistas no assunto. Entre eles, estava Vasil Azarov, CEO Founder da Groth Maketing Conference, que apresentou os três pilares que fundamentaram a técnica (Actionable growth tactics, delivered by growth practioners eGlobal community) e Zack Onisko, Vice President of Growth da Hired, que explicou as diferenças entre o marketing e o Growth.

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Outro assunto que tem sido muito debatido atualmente é o avanço da realidade virtual e o impacto que ela causa nas estratégias de marketing. O palestrante Rodrigo Terra, director of content strategy da Era Transmídia, explicou o conceito utilizando o jogo Pokemón GO, que chegou ao Brasil recentemente e já é sucesso no mundo inteiro. Segundo ele, o grande triunfo do game é a junção de uma tecnologia inovadora com um enredo que envolva o usuário.

“O desafio é entregar experiências narrativas que gerem emoção e memória no seu público-alvo e podem ser construídas através do valor das marcas”.

 

Depois que você tem esse conteúdo pronto pode distribuir a narrativa em várias mídias, cada uma contendo uma parte da estória. Dessa forma, o usuário vai consumir o conteúdo de maneira diferenciada, acessando todas as ferramentas que você disponibilizar a ele.

Ainda relacionado à questão de incentivar o cliente a utilizar todos os meios ou ferramentas que a empresa tem à disposição, porém, neste caso, não para consumir conteúdo, mas sim produtos, Aldo Pacheco, diretor de negócios e estratégia da Vendas e Cia, apresentou o seminárioOmnichanel e o novo consumidor”. Durante a palestra, Aldo esclareceu que omnichannel é uma tendência focada na convergência dos canais de vendas da empresa e, se bem, utilizada essa ferramenta pode aumentar os lucros da organização.  Sobre o novo consumidor, Aldo explicou que as pessoas compram por indicação e influência e que as redes sociais têm um papel relevante nesse contexto.

Outro ponto abordado foi a necessidade da criatividade para impulsionar as vendas.

 “Quando eu penso em vendas eu não posso tirar o lado da criatividade. Por mais automatizado que estejam os processos, criar é essencial”, ressalta o diretor de negócios.

 

 Mobile e outras tendências do setor

A criatividade é essencial para gerar bons resultados de vendas e atrair clientes. Daniel Santos, gerente da Goobec e Rodrigo Câmara, diretor da empresa, comentaram o assunto em sua palestra sobre o mercado mobile que tem conquistado cada vez mais usuários. Hoje, a maioria dos brasileiros acessa a internet pelo celular e, por isso, você precisa ser inovador e criativo no conteúdo e formato do seu site móvel ou app, já que o primeiro impacto da sua marca é via mobile. A dupla também deu dicas para melhorar o engajamento no site mobile e em aplicativos, citando a importância de se ter um ­conteúdo resumido e em formato específico para dispositivos móveis, e também aproveitar a geolocalização como recurso para otimizar os acessos.

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Painel sobre o movimento de mulheres e como isso afeta as estratégias de marketing.

O Expo Digitalks contou ainda com um painel para discutir como o movimento de mulheres está impactando as estratégias de marketing das empresas. Nesse aspecto, foram debatidos temas como a evolução na comunicação das marcas e a inserção de profissionais mulheres na área criativa das agências de publicidade.

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A palestra sobre Real Time Marketing, feita por Eduardo Luiz Di Pietro, account executive do Twitter, também chamou a atenção do público. Eduardo apresentou formas de impactar os usuários da rede e conseguir mais visualização para os posts mostrando um case da Airbnb.

Durante o evento, também teve destaque o tema “Marketing de Conteúdo & Inbound”. O palestrante Rafael Rez, diretor geral da Web Estratégica Marketing de Conteúdo, explicou as diferenças entre essas duas vertentes do marketing e comentou os principais erros das empresas. Apenas 3% das pessoas que entram na loja e visitam sites estão realmente querendo comprar alguma coisa. Para conquistar esses 97% e transformá-los em futuros clientes, as empresas precisam construir um relacionamento com o cliente para ganhar confiança e depois vender.

Ao final do evento, foi promovido o debate “Propósito & e-Branding: O Poder da Marca na Era da Dispersão”. O tema central da discussão foi o fato das empresas buscarem sempre por evolução na área digital, ter as melhores ferramentas para mensurar resultados, mas esquecerem de fazer o básico, que é definir uma identidade para a marca e buscar uma relação humana com o cliente.

Por fim, Paul Malicki, Global CMO da Easy Taxi, afirmou que a tecnologia, se utilizada da forma correta, pode mudar paradigmas e padrões.

“A inovação ajuda a reestruturar a marca. Com o uso da tecnologia, nós transformamos o serviço de taxi no Brasil. Melhoramos o atendimento ao cliente através da tecnologia, porque no aplicativo o passageiro pode avaliar o motorista, dar sugestões, falar o que gostou e o que acha que precisa ser melhorado. Tanto o motorista como o passageiro são impactados pela tecnologia.

 

Talk Show com Martha Gabriel

O ponto alto do evento foi o Talk Show da Martha Gabriel com o Antônio Tabet, roteirista do Porta dos Fundos, que gerou bastante burburinho. O artista contou um pouco da sua história profissional e explicou, a partir da sua experiência com o Kibe Loco e o Porta dos Fundos, como fazer storytelling usando o humor.

martha gabriel e antonio talbot porta dos fundos

 

Consultoria – Orientando Talentos

Assim como no primeiro dia, os participantes do Expo Digitalks tiveram acesso à consultoria especializada, através da qual puderam tirar dúvidas e encontrar soluções para promover melhorias na sua empresa.

Conversamos com o coordenador do espaço, Armindo Ferreira, da empresa Cruz e Ferreira, que nos contou como funcionou o atendimento:

“O consultor fez algumas perguntas básicas tentando fornecer um diagnóstico sobre a maturidade do empresário em relação aos conhecimentos de marketing para estabelecer a melhor solução para o negócio. Fornecemos assistência a todos os tipos de empreendedores, desde aqueles que estão iniciando um negócio até os mais experientes que precisavam aprimorar alguma estratégia da empresa”.

O administrador, Maicon Putti, experimentou o serviço e diz que já vai colocar em prática as dicas que recebeu.

“O atendimento do especialista me ajudou bastante, ter esse serviço no evento foi bem interessante. Eu preciso aumentar os clicks de um website e, com as orientações que eu tive, vou conseguir fazer isso”.

 

* Bianca Borges é jornalista pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.

 

Outras coberturas do 2º dia de evento

>> Desafios e estratégias para estimular downloads e atividade de usuários em apps móveis

>> Expo Digitalks: netnografia e o comportamento humano na era digital

>> Expo Digitalks: Mobile Commerce no Brasil

>> Expo Digitalks: Mobile e a jornada do Consumidor

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