Notícias

Franquias mantém crescimento e são oportunidade de investimento na crise

Locadoras de automóveis aparecem como uma boa opção de negócio próprio

Em meio à crise, muitas pessoas buscam por oportunidades para driblar as nuvens negras que parecem pairar sobre os negócios. No entanto, o setor de franquias vem se mostrando boa e segura opção para quem quer abrir seu próprio negócio. Prova disso foi o aumento 8,2% no número de abertura franquias no 3º trimestre de 2015, segundo dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre janeiro e setembro deste ano, o setor alcançou um faturamento de quase R$100 bilhões, o que representa uma alta de 10,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O suporte oferecido pelas franqueadoras é apontado como diferencial de segurança em relação aos empreendimentos solos. Dentre as tantas opções disponíveis no mercado, as franquias de aluguel de automóveis vêm apresentando constante crescimento nos últimos cinco anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), só em 2014 o setor faturou cerca de R$14,7 bilhões.

“Um suporte administrativo pode ser um aliado no momento da abertura de uma franquia. Levantar custos e prever possíveis gastos ajuda a lidar com as barreiras que possam aparecer ao longo do processo”, explica Marcelo Reis, gerente nacional de franquias da Unidas, uma das líderes do setor com uma rede de mais de 180 lojas de aluguel de veículos e uma frota de mais de 44 mil automóveis de diversas marcas. “O planejamento é muito importante na hora de abrir um negócio, seja ele qual for”, ressalta.

O executivo destaca algumas características importantes para quem pensa em abrir uma franquia de locação de automóveis:

  • Forte perfil empreendedor;
  • Que queira desenvolver ou ser dono do seu próprio negócio;
  • Seja orientado para a venda de serviços (encantar o cliente);
  • Não há necessidade de conhecimento prévio do mercado de locação de automóveis;
  • Fácil adaptação ao cumprimento de normas, regras e procedimentos;
  • Auto avaliação constante;
  • Ser proativo, confiante, motivador e disciplinado.

Comentários

PUBLICIDADE