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Comportamento do consumidor, Conteúdo e Adblocker: como lidar?

Bruno Belardo, do Buzzfeed, fala sobre o assunto que será tema de painel no EXPO Fórum de Marketing Digital em 10 de agosto.

 

As pessoas – e aqui, especialmente as gerações mais jovens como a Y ou os Millenials – já se cansaram da publicidade exagerada em seu formato tradicional. Atualmente, 200 milhões de novos usuários no mundo fazem, mensalmente, o download de AdBlockers, serviço de bloqueadores de anúncios. Como bem lembrou o diretor de Operações da Publya – Mídia Programática, Luiz Felipe de Carvalho Kozma, a tendência é uma mídia menos invasiva, sem o bombardeio de banners e com os internautas utilizando a publicidade a seu favor – como aproveitando descontos, conhecendo as marcas e criando um relacionamento ao ser entretido com um banner mais criativo, por exemplo.

“O comportamento de navegação do internauta guiará o futuro da publicidade na internet. Que as marcas continuarão interagindo conosco é fato. Mas como será essa interação? De que forma a reação dos internautas irá influenciar a maneira de fazer publicidade online?”

Pensando nesse debate, no primeiro dia do EXPO Fórum de Marketing Digital, as 15h, acontece o debate “Sobrevivendo aos ad-blockers: alternativas para gerar resultados numa época em que ninguém quer ver anúncios”. Um dos participantes do debate, o diretor de Estratégia de Marca, Bruno Belardo, conversou com o Digitalks sobre o assunto e conta um pouquinho do que ele pretende debater. Confira abaixo!

 

Comportamento do consumidor e usuário

bruno-belardo-buzzfeedO comportamento das pessoas tem mudado, especialmente no que tange ao público jovem. Com isso em mente, o Buzzfeed veio para o Brasil para sanar ou atender essa mudança de comportamento, uma vez que trabalha diretamente com geração de conteúdo.

75% da nossa audiência são usuários de 18 a 35 anos. Esse jovem não quer ver o que chamávamos de conteúdo antigo, e sim conteúdo relevante. É a informação que, de fato, agrega para o público. É isso que eles querem ver. As marcas precisam entender que, hoje, às vezes, o menos é mais. Quando mais você criar lastro de algum assunto, melhor [para a sua imagem]”, relatou Belardo ao time do Digitalks.

Ele citou o case do Itaú, que “se apropria do tema Sustentabilidade” e, em vez de usar de mídia como propaganda em um formato tradicional para mostrar isso ao público, a marca gera conteúdo, utiliza-se de formatos mais envolventes, faz ações de marketing que demonstrem esse valor – como o Bike Sampa, por exemplo.

 

Conteúdo x Adblocker

Bruno Belardo explicou que o Adblocker não influencia no conteúdo e que, no Buzzfeed, não tem nenhum placement de banner. Neste caso, o conteúdo passa de alternativa para o caminho que as marcas devem seguir.

Ele explicou que as marcas precisam aprender a gerar buzz para elas mesmas.

“O que pretendo levar [para debate] é muito mais como um conteúdo relevante para as marcas e anunciantes tem um impacto superior no usuário do que alguns conteúdos de vídeo mostrando a marca, ou um texto sobre o produto ou serviço oferecido, ou o próprio banner de produto que tradicionalmente se faz”, comentou Belardo.

 

Como gerar conteúdo relevante e direcionado

O comportamento do consumidor já mudou, o consumo de banner caiu e a forma como se consome conteúdo também. Segundo Belardo, é isso que as marcas precisam compreender e citou o Snapchat como um exemplo desse movimento. Pensando nisso, a produção de conteúdo precisa também ser diferenciada e direcionada.

“É preciso olhar para a relação entre pessoas e marcas como uma relação de empatia. […] Como uma relação entre pessoas e pessoa”.

 

É o que também chamamos de People to People ou People Marketing em outras matérias aqui no Digitalks.

 

Quer saber como fazer uma comunicação mais eficiente e direcionada para o seu público-alvo? Ou como conviver com os Adblockers de maneira mais amigável?

 

O debate “Sobrevivendo aos ad-blockers: alternativas para gerar resultados numa época em que ninguém quer ver anúncios” acontece no dia 10 de agosto, as 15h, no EXPO Fórum de Marketing Digital. Além de Bruno Belardo, do Buzzfeed, participam do painel Leandro Beguoci, da Associação Nova Escola, a Advertising Director da OLX, Andrea Mendes, a CCO e co-fundadora da Green Park Content e da Cobalto, Diana Assennato, a mídia online e offlien da Times for Fun, Fabianne Fernandes.

Antes do painel, haverá uma palestra do SVP para o Brasil da Taboola, Ira Silberstein, falando sobre o tema para “botar mais lenha na fogueira”!

 

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