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Cobrança indevida estimada em 15% é oportunidade de redução de custos

Os custos com telecom ocupam uma boa parcela dos gastos de uma corporação. Em alguns casos, parte desse elevado custo é resultado das cobranças indevidas feitas pelas operadoras. Para reduzir essas despesas, a WS Consulting – empresa especializada em consultoria na área de telecomunicações – criou uma ferramenta para a gestão integrada de telecom, o Tarifador WS.

A solução, implementada em nuvem (SaaS) ou servidor próprio do cliente, pode gerar uma economia total de aproximadamente 40%. Além do gerenciamento de todas as centrais telefônicas, linhas e ramais, a plataforma é responsável pela auditoria das tarifas e chamadas cobradas. Apenas essa funcionalidade permite a redução de aproximadamente 15% no valor da fatura. “Configuramos o plano das companhias atendidas dentro do Tarifador WS para calcularmos o preço correto de cada ligação. Nem sempre esse custo condiz com o que foi contratado”, informa Paulo Aragão, sócio-diretor da WS Consulting.
O restante da economia, estimado em 25%, está associado ao gerenciamento realizado pela ferramenta. Os gestores e funcionários têm acesso a relatórios detalhados sobre as chamadas efetuadas em cada um dos terminais da empresa. “Com essa análise, propomos sugestões para reduzir as despesas, como a instalação de uma interface celular na central telefônica ou a utilização do VoIP para alguns tipos de chamadas”, diz Aragão.
É o caso da Fogás, distribuidora de gás de cozinha fundada há quase 60 anos. Com sede em Manaus e atuação em quase toda a região Norte do país, a empresa implementou o sistema em 300 terminais distribuídos entre a matriz, Porto Velho e Rio Branco.
A função de orçamento predeterminado contribuiu significativamente para a diminuição das despesas de telefone da companhia. Quando o funcionário ultrapassa esse limite, ele e seu gestor recebem uma notificação por e-mail. “Com maior controle, também descobrimos que um único departamento tinha uma despesa 30% maior que a sede da empresa”, explica o coordenador de infraestrutura da Fogás, Diego Souza.
O sistema já é utilizado em cerca de 100 empresas, gerenciando aproximadamente 80 mil ramais. “Em um cenário de crise, a procura por uma solução que possa reduzir consideravelmente os custos de uma empresa deve aumentar. Esperamos crescer 40% em 2015”, completa o sócio-diretor da WS Consulting.

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