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Black Friday: como se planejar para vender mais

Texto e cobertura por Bianca Borges*

 

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A tecnologia mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Atualmente, não dá para se pensar em fazer uma campanha de marketing sem inseri-la no ambiente digital. Dentre os meios digitais, o smartphone é o que vem ganhando mais destaque e atraindo novos usuários.

Segundo Priscila Laham, diretora de Negócios do Facebook, “o mobile não é apenas uma tecnologia, já se transformou em um modelo de comportamento” e as empresas precisam aproveitar essa ferramenta para aumentar suas vendas, principalmente em épocas como a Black Friday e o Natal.

Em sua palestra Planejamento para vender melhor na Black Friday”, que aconteceu durante a 5ª edição do Congresso E-commerce Brasil 2016, Priscila falou sobre as mudanças na jornada de compra do consumidor e deu dicas para as empresas conquistarem resultados positivos nas campanhas de final de ano.

 

A nova jornada de compra

Hoje, o mobile está presente em todas as etapas do processo de compra do consumidor, seja para pesquisar novos produtos, comparar preços ou fechar as vendas.  A influência do celular é tão grande que 65% dos clientes das lojas físicas, utilizam seus celulares na hora de decidirem a compra.

“Através dos seus smartphones, as pessoas estão conectadas à internet e às redes sociais praticamente 24 horas por dia. Com isso, as empresas têm a possibilidade de converter vendas e atrair novos consumidores a todo o momento”, afirmou a diretora do Facebook.

 

Em épocas de grandes promoções como a Black Friday, a disputa pela atenção dos consumidores torna-se ainda maior. Veja algumas sugestões de Priscila, especialmente voltadas à comunicação de seus produtos e serviços, para aumentar os lucros:

 

1 – Crie algo visualmente atrativo

O celular tem um potencial maior para prender a atenção do usuário, um dos motivos é o tamanho reduzido da tela, que exige maior concentração das pessoas para lerem o conteúdo. Entretanto, a velocidade do consumo no mobile é mais rápida se comparada a outros meios, por isso, as empresas têm um tempo reduzido para capturar a atenção dos usuários.

Nesse caso, as imagens são grandes aliadas para driblar o empecilho do tempo, como explica Priscila:

“O nosso cérebro processa mais rápido imagens que palavras, por isso, priorizar o uso de imagens no conteúdo é essencial. ”

 

2 – Os vídeos têm poder

Imagens em movimento atraem ainda mais a atenção que as estáticas, em função disso, os vídeos são uma boa opção para contar uma história curta e eficiente. Uma tendência é o vídeo 360°, que, por meio da interatividade, permite uma imersão maior dos consumidores.

 

3 – Reconstrua o conteúdo

Nem sempre é preciso criar campanhas totalmente novas para serem vistas pelos usuários no smartphone. Você pode recriar conteúdos adaptando-os para a linguagem mobile.

 

4 – Seu consumidor é Omnichannel

“Os canais para atrair e converter clientes são diferentes, por isso o último clique não é o que dá mais valor à jornada do consumidor”, afirma Priscila.

 

De acordo com os dados apresentados pela diretora do Facebook, 94% do tráfego de clientes já têm origem no mobile, mas 69% das compras são fechadas pelo desktop.

Baseado no perfil Omnichannel do atual consumidor, que compra produtos por diferentes canais, as empresas ainda precisam pensar em ações comerciais que integrem esses meios. Um exemplo citado pela executiva foi o caso de empresários argentinos que, através da geolocalização, mandavam anúncios de produtos para clientes que tinham abandonado o carrinho na loja online, quando os mesmos estavam perto das lojas físicas da marca.

 

5 – Estabeleça um planejamento

Segundo Priscila, 48% dos brasileiros acreditam que a Black Friday é uma oportunidade de fazer um bom negócio, porém, um dado preocupante para os empresários é que mais da metade querem diminuir os gastos com as compras esse ano. Ainda de acordo com a diretora, novembro será o mês reservado para as compras pessoais e dezembro, para os presentes de Natal. Já em janeiro, 63% das pessoas pretendem reduzir as despesas.

Todas essas informações demonstram a necessidade de se estabelecer um planejamento mensal e não apenas para o dia ou a semana da Black Friday.

 

Veja como se planejar para cada mês:

Setembro – Pensar na infraestrutura, detalhes técnicos e analisar os modelos de avaliação das métricas nas campanhas.

Outubro – Criar as campanhas para atrair os consumidores.

Novembro – Elaborar estratégias atrativas de vendas não só para a sexta-feira, mas para o mês inteiro e, assim, aproveitar o entusiasmo do consumidor.

Dezembro e janeiro – Manter o mesmo volume de vendas e aproveitar as oportunidades para despertar o interesse dos clientes com novas promoções e campanhas.

 

Quer mais dicas para melhorar sua estratégia de marketing na Black Friday?

Então assista a LIVE de outubro do CAFÉ NA WEB DIGITALKS, na próxima quarta-feira, dia 26.

 

* Bianca Borges é jornalista pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.

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