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Utilize as mídias sociais para conversão: você pode estar perdendo um bom dinheiro!

Converter em mídias sociais…muitos já torcem o nariz só de ler esta frase!

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E é em todo e qualquer tipo de conversão, nem precisa ser necessariamente uma venda, pode ser qualquer campanha que leve o consumidor a obter algo no final de sua jornada, seja download, assinatura, bônus por indicação, entre outros, que tem-se essa dúvida, ou um certo pré-conceito mesmo sobre o seu máximo potencial.

E poucos se atentam à uma das grandes vantagens de fazer a publicidade nas redes sociais: fast feedback. Aqui tudo é mensurado com uma velocidade absurda, (tanto para o bem, quanto para o mal!), e isso te possibilita investir mais ainda em uma campanha que sua performance está alta ou a mudar sua estratégia já iniciada em uma campanha que não está adequada a ideia proposta. É quase que instantâneo, e é um belo termômetro para você avaliar como irá performar sua campanha, inclusive, de um modo geral para sua empresa.

Mas, o real motivo de utilização das mídias sociais para conversão não é nem esse, e sim o seu enorme poder de segmentação. Você tem em mãos tudo detalhado de cada passo de seu usuário, e isso pode ser um ganho e tanto em sua estratégia. Raramente as pessoas observam que aqui você pode extrair um perfil de cliente, que talvez a empresa nem sabia que existia para o seu negócio, e inseri-lo em novas campanhas, você tem acesso a absolutamente tudo do seu potencial cliente. Dados relevantes como os tipos de anúncios que ele converte mais, faixa de horário de acessos, nível de engajamento, dispositivos que ele compra, formação, emprego, média salarial, estado civil, reais interesses do usuário, faixa etária e mais N alternativas que pode trabalhar com informações obtidas através dele mesmo. De acordo com seu comportamento na rede social você consegue analisar quão rica e verídica são estas informações e potencializar sua campanha, impactando-o cada vez mais assertivamente.

Para fazer isso existem inúmeras formas e vários canais em Ads, mas é inegável a força do Facebook perante as demais, mais de 89 milhões de usuários só no Brasil (e este número vai estar bem maior quando ler este texto). E o melhor ainda, com a possibilidade e facilidade de integrar sua campanha com o Instagram, que vêm crescendo exponencialmente e já passa dos 30 milhões de usuários, intensificando o trabalho sem pagar nada a mais com isso.

E agora pare e pense, com este número imenso de pessoas engajadas nas plataformas, uma tonelada de dados sendo fornecidas por segundo, com as pessoas basicamente postando tudo que fazem nas redes sociais, desde foto na praia, início de namoro, posição política a um certificado de conclusão de curso, você acha realmente que essas informações vão para o limbo da internet?! Não mesmo senhoras e senhores…está tudo aqui!

 

Alguns exemplos de informações de comportamento que temos no Facebook:

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Podemos mensurar isso tudo tanto off com ferramentas de web analytics como Google Analytics e Adobe Analytics, quanto on, otimizando o canal, olhando individualmente só para ele. E melhor ainda, dentro dele. Onde cada plataforma tem o seu personalizado inserido nele, e dentre esses destaco o Facebook Insights, que é o que te dá uma visão ampla de todos os âmbitos na ferramenta (performance dos anúncios, audiência, ROI, CTR, engagement, faixas de horários, faixa etária e etc) e com uma interface bem amigável.

Pensando no seu e-commerce, a publicidade deve vender. Pensando no seu blog, deve ter leads. Pensando na divulgação de seu aplicativo, deve ter downloads, e por aí vai, cada momento, cada objetivo, tem uma ação diferente, e você consegue tudo isso na plataforma.

Não ignore ou despreze de forma alguma as métricas! Elas estão aí para serem aqueles ingredientes especiais nas otimizações de sua campanha, do modo mais assertivo e rentável possível!

 

Social Ads é muito mais que conseguir “likes and shares”. Pense nisso.

 

Especialista em Social Ads, Mídia Online e Web Analytics, com certificações Google Analytics Individual Qualification e Google Adwords Specialist. Trabalha na Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos da América Latina há 4 anos, também é consultor de Mídias Sociais com foco em marketing de performance e conversão para empresas.

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