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Saiba como personalizar seu e-commerce para atrair mais clientes

Uma loja bem montada, com boa navegabilidade e que ofereça as informações necessárias ao seu cliente pode fazer com que as pessoas encontrem os produtos que desejam com facilidade e também comprem com segurança.

Isso significa que o layout do seu e-commerce não pode ser feito de qualquer forma, mas sim direcionado às necessidades dos seus clientes. Neste artigo, vou te dar algumas dicas de como se sair bem fazendo a personalização da loja.

 

Dê as boas vindas aos clientes…com banners!

Esse é o primeiro grande empecilho de quem quer montar uma loja online de qualidade, mas não está acostumado a criar peças gráficas e só de ouvir a palavra “Photoshop” tem calafrios.

Se este é seu caso, recomendo usar a ferramenta Canva , que é fácil de usar, online e gratuita. Você consegue, por exemplo, criar um logotipo e banners profissionais sem ter muita experiência com isso.

Tenha pelo menos dois banners bem feitos na sua loja e observe a diferença visual que isso trará para o site. Caso tenha dúvidas de que tipo de banner vai atrair seu cliente, dê uma olhada nas imagens de lojas similares nacionais e internacionais para se inspirar. Nada de usar o Paint, seu cliente merece o esforço!

 

O mapa da mina: categorias

Imagine-se em um supermercado onde os produtos estão todos misturados nas gôndolas e você não consegue encontrar o que procura. Essa é a mesma situação de quem entra em uma loja online que não está organizada por categorias.

Lembre-se que este item não é opcional se você quiser ter uma loja bem estruturada e facilitar a venda dos seus produtos. Então, para começar, tire alguns minutos desenhando como será a organização do site. Se você trabalha com vestuário feminino e masculino, comece criando essas duas categorias principais e em seguida crie subcategorias para facilitar a busca, como calças, saias, vestidos, etc. Veja este exemplo:

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Foto retirada do portal NuvemShop

 

Cadastrando produtos como um profissional

Banners e categorias criadas? Chegou a hora da melhor parte: cadastrar os produtos.

Neste passo você deve se antecipar a qualquer dúvida que seu cliente possa ter sobre o produto. Jamais tenha pressa e pense bem nos detalhes de cada item como as dimensões, cor e material do qual é feito, etc.

Elabore uma descrição sucinta sobre a utilidade do produto e as especificações técnicas (se necessário). Caso um mesmo item possua diferentes tamanhos, não se esqueça também de criar variações para cada um deles.

Fora isso, para cadastrar da melhor forma possível um produto, é mandatório que ele também tenha fotos de boa qualidade, mostrando todos os ângulos e detalhes da mercadoria.

Foto retirada do site da NuvemShop
Foto retirada do site da NuvemShop

 

Lembre-se que o seu trabalho é facilitar a compra para o cliente, que não terá confiança em comprar caso esteja com dúvidas se determinado produto vai servir, por exemplo.

 

Dê aos produtos o devido destaque

Todos os produtos da sua loja são importantes, mas se você tivesse a oportunidade de colocar seis deles para brilharem na página principal, quais você escolheria?

É assim que você deve pensar ao decidir quais produtos vão receber destaque. São produtos que você quer desencalhar? A mais nova coleção de casacos? Não importa, os produtos que estiverem na sua homepage serão os que receberão mais atenção e provavelmente mais acessos e vendas.

Não caia na armadilha de tentar destacar todos de uma vez, pois isso criará uma poluição visual na sua home e irá sobrecarregá-la, além de tornar difícil para seu cliente navegar pelas categorias e encontrar os produtos desejados.

Neste caso, se tiver muitos produtos que queria mostrar, faça um rodízio entre eles.

 

Conte sua história

Quem não gosta de uma boa história? Se você passou por poucas e boas para ter seu negócio online ou mesmo se criou um produto inovador, conte um pouco dessa história na sua loja.

Diferentemente de contar vantagem, ter uma página no site com o título “Quem somos” pode te ajudar a fazer com que as pessoas aprendam um pouco mais sobre a sua marca. Seja com fotos ou uma boa narrativa, o ideal é que você consiga trazer um conteúdo interessante e amigável para gerar empatia e ajudar a promover a identidade do seu negócio.

 

Com que plataforma eu vou?

Quem está pesquisando uma plataforma de e-commerce para montar uma loja online irá se deparar com diversas opções no mercado e o ideal é que você teste algumas antes de se decidir. Pense nas ferramentas que você entende que sejam essenciais para sua loja funcionar bem.

Deseja oferecer um programa de fidelidade, por exemplo? Então pesquise e teste plataformas que tenham esse recurso, para que você não precise migrar para outra em um curto espaço de tempo. Assim você otimiza seu tempo e pode focar no que realmente importa: vender muito!

é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.

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