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Palavras-chave, navegabilidade e SEO: o que saber?

Muitas vezes nos preocupamos com o design de uma loja virtual – banners, imagens, cores – e nos esquecemos de outras estratégias essenciais: como facilitar a navegação no site para o cliente e selecionar as melhores palavras-chave na descrições dos produtos para consequentemente melhorar o posicionamento da loja nos mecanismos de busca (SEO).

Então, abra seu bloco de notas, pois preparamos algumas dicas incríveis para seu e-commerce não ter apenas um “rostinho bonito”, mas também um conteúdo aprimorado e relevante aos olhos do seu público. Preparado?

 

Atenção na escolha das palavras-chave

Palavras-chave, desculpe-me o trocadilho, são a grande chave do negócio. Por meio delas você posicionará melhor a sua loja e permitirá que a sua clientela te encontre com maior facilidade. Logo, capriche no nome e na descrição dos seus produtos. Para compor melhores apresentações, use o planejador de palavras-chave do Google, por meio dele será fácil saber o que é mais ou menos buscado.

Na chamada, seja descritivo e simples. Frases curtas valem mais do que as longas, como “blusa feminina listrada” é melhor que “blusa feminina manga longa de listras”. Lembre-se: em geral, um título deve ter no máximo 60 caracteres.

Já nas descrições, além de cor, tamanho, peso e características básicas, mostre que tem autoridade no assunto. Conte sobre as funcionalidades dos produtos e o que eles facilitarão na vida do consumidor – este é o lugar para convencer.

Por fim, não se esqueça de nomear as imagens de cada item e de pensar numa URL amigável. Descreva ambos com boas palavras-chave, pois os algoritmos de pesquisa também analisarão esses pequenos detalhes da sua loja virtual.

 

Otimize os conteúdos

Além das palavras-chave e descrições relevantes, ofereça um conteúdo de qualidade ao seu cliente. Invista nas redes sociais e em blogs corporativos para compartilhar tendências do seu nicho e usabilidade dos seus produtos. Só lembre-se da Lei do Pareto: 80% de artigos de entretenimento e apenas 20% de propaganda, caso contrário, as leituras se tornarão entediantes.

Crie posts com texto + imagem e use o bom senso. Indicamos tanto a comunicação verbal, quanto visual, porque na grande gama de seguidores nas mídias, você terá pessoas que assimilam com maior facilidade conteúdo escrito e outras que absorvem melhor as fotos. Invista nos dois.

Adicione também hiperlinks que direcionem para a sua loja ou para artigos anteriores, já postados. Saiba relacionar novidades do mercado com os produtos e serviços oferecidos pelo seu e-commerce. Assim, o público perceberá que você está sempre ligado às tendências e tudo isso criará um maior fluxo de acessos.

 

Boa navegabilidade = aumento nas taxas de conversão

Esse é o momento para refletir como você pode melhorar a experiência de compra para o seu cliente. Para isso seja simples, objetivo e observe a concorrência. Use os acertos e erros vistos para melhorar a dinâmica do seu e-commerce. Quanto melhor, maior a possibilidade de conversão.

Um passo importante é inovar nas categorias de seus produtos. Por exemplo, se você vende acessórios femininos – como brincos, colares e pulseiras – invista em divisões diferentes: “acessórios para: o dia a dia, para brilhar na night e para trabalhar”. Use a criatividade!

Ofereça ao cliente a função “Pesquisa” na sua loja virtual. Assim ele encontrará os itens mais rapidamente. Crie designs intuitivos, layouts modernos. Não se esqueça também de investir em checkouts transparentes, facilitando a vida do seu consumidor. Nada de muitas páginas para concluir a compra, nem de longos cadastros. Confira algo ágil e simples.

Disponibilize também o “Fale Conosco”, para que o consumidor tire suas dúvidas sobre os produtos, fretes e prazos de entrega. E até mesmo para que ele tenha um espaço direto para feedback, seja positivo ou negativo. Use isso a seu favor para implementar melhorias quando necessário.

E, finalmente, invista no pós-compra. Sim, esse é o momento de fidelizar o cliente. Ofereça desconto ou frete grátis para a próxima compra via e-mail marketing e envie relatórios de acompanhamento dos pedidos feitos. O comprador com certeza se sentirá bem atendido e voltará para fazer negócio.

é licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente. Atualmente é editora de conteúdo da plataforma de e-commerce, Nuvem Shop.

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